Porque devo buscar tratamento para Fibrilação Atrial?

Se você ou um ente querido foi diagnosticado com Fibrilação Atrial, é importante buscar tratamento o quanto antes. Fibrilação Atrial é uma doença progressiva, que se torna mais difícil de tratar conforme os sintomas se agravam. Fibrilação Atrial também aumenta o risco de AVC em 5 vezes.1

Revise cuidadosamente suas opções de tratamento da Fibrilação Atrial para que você esteja preparado para conversar com seu médico sobre tratamentos desta arritmia cardíaca de forma que possa melhorar sua qualidade de vida e reduzir o risco de um AVC.

Tratamentos para Fibrilação Atrial podem incluir um ou mais:

  • Medicamento anticoagulante para reduzir o risco de formação de coágulos e AVC
  • Medicamentos Antiarrítmicos e medicamentos que diminuem a frequência cardíaca
  • Ablação Cardíaca
  • Cardioversão Cardíaca
  • Dispositivos que ajudam a tratar arritmias
  • Cirurgia

Navegue pelas abas dessa seção para explorar as seguintes opções de tratamento:

Medicamentos para o controle da frequência cardíaca - Medicamentos que atuam diminuindo a frequência do seu coração.
Medicamentos para o controle do ritmo cardíaco - Medicamentos que ajudam a manter um ritmo cardíaco normal.
Opções não farmacológicas - Dispositivos, Cardioversão e Ablação por Cateter

Fatores que você e seu médico podem considerar no seu plano de tratamento para FA:2

  • A natureza ou causa da arritmia (onde começa no seu coração)
  • A gravidade da arritmia
  • A gravidade dos seus sintomas
  • Se você tem outros problemas de saúde e/ou toma outras medicações
  • Sua idade, saúde geral e histórico médico pessoal e familiar

Medicamentos para o controle do ritmo e frequência cardíaca são geralmente a primeira opção de tratamento para FA. Caso você não responda ou não tolere o tratamento com os medicamentos, ablação por cateter pode ser recomendado.

1 Vlachos K, Letsas KP, Korantzopoulos P, et al. Prediction of atrial fibrillation development and progression: current perspectives. World J Cardiol 2016; 8(3): 267-276; DOI: http://dx.doi.org/10.4330/wjc.v8.i3.267
2 Heart Rhythm Society. "Treatments." Copyright, 2004.

O que são medicamentos para o controle da frequência cardíaca?

Medicamentos para o controle da frequência cardíaca são usados para diminuir o ritmo do seu coração para menos de 100 batimentos por minuto. Se esses medicamentos não forem bem sucedidos, medicamentos para o controle do ritmo cardíaco podem ser usados para restaurar o ritmo normal.

O que são medicamentos para o controle do ritmo cardíaco?

Se medicamentos para o controle da frequência cardíaca não forem bem sucedidos para controlar a sua arritmia, medicamentos para o controle do ritmo cardíaco podem ser usados tentar restaurar o ritmo normal. Também são conhecidos como Medicamentos Cardioversores ou Cardioversão Química.

Medicamentos para o controle da frequência cardíaca

Bloqueadores Beta:

Bloqueadores Beta diminuem a frequência cardíaca, relaxam os vasos sanguíneos e tornam mais fácil o bombeamento de sangue do coração para o corpo

Bloqueadores dos Canais de Cálcio:

Bloqueadores dos Canais de Calcio também são conhecidos como “antagonistas de canais cálcio”. Esses medicamentos interrompem o movimento de cálcio para o coração e para o tecido vascular, para diminuir a frequência cardíaca.1

Medicamentos para o controle do ritmo cardíaco

Bloqueadores dos Canais de Sódio:

Bloqueadores dos Canais de Sódio diminuem a condutividade elétrica do seu coração para melhorar anormalidades no batimento cardíaco.

Anticoagulantes

Medicamentos anticoagulantes ajudam a prevenir a formação de novos coágulos ou o crescimento de coágulos pré existentes. Eles geralmente são recomendados para reduzir o risco de derrame, caso você tenha Fibrilação Atrial.

Saiba mais sobre efeitos colaterais e riscos

Todos os medicamentos têm possíveis efeitos colaterais e riscos. Medicamentos antiarrítmicos devem ser tomados diariamente e continuamente para o tratamento da FA. Existem efeitos colaterais que são de difícil controle. Um desses efeitos, inclui o efeito pró-arrítmico, ou seja, o medicamento causa uma piora da sua arritmia e/ou o aparecimento de novas arritmias tão ou mais severas do que a arritmia original.

A American College of Cardiology (ACC), a American Heart Association (AHA) e a Heart Rhythm Society (HRS) recomendam a ablação por cateter para pacientes, como uma opção de tratamento segura e efetiva para alguns tipos de arritmias.2

1American Heart Association. "Arrhythmia Medications" Available at: http://www.heart.org/HEARTORG/Conditions/Arrhythmia/PreventionTreatmentofArrhythmia/Medications-for-Arrhythmia_UCM_301990_Article.jsp Copyright, 2015.

2January CT, Wann LS, Alpert JS, et al. 2014 AHA/ACC/HRS Guideline for the Management of Patients With Atrial Fibrillation: Executive Summary, Journal of the American College of Cardiology (2014), doi: 10.1016/j.jacc.2014.03.021.

O que são opções de tratamento não farmacológicos para arritmia cardíaca?

Opções não farmacológicas que podem ser usadas para tratar a sua arritmia podem incluir Desfibrilador Cardioversor Implantável (DCIs), cardioversão e ablação por cateter.

O que é um DCI?

Um DCI é um dispositivo médico que é inserido em seu tórax, como um marcapasso. Quando um episódio de batimentos rápidos e irregulares se inicia, o dispositivo gera um estímulo elétrico para interromper a taquicardia, previnindo que seu coração entre em Fibrilação Ventricular, uma condição potencialmente fatal.

O que é Cardioversão?

Cardioversão é um tratamento para arritmia usado para restaurar o batimento normal do coração. Na Cardioversão Química são usandos medicamentos de rápida atuação. Na Cardioversão Elétrica, é utilizado um dispositivo para aplicar uma corrente elétrica no tórax.

A Cardioversão Elétrica é realizada em um hospital. Essa interrupção do batimento irregular permite que o sistema elétrico do coração recupere o controle e restaure o batimento normal. Esse método não é uma solução permanente para arritmia.

O que é Ablação por Cateter?

Ablação é um procedimento minimamente invasivo que neutraliza partes das vias elétricas anormais que causam a arritmia. Esse tratamento para FA usa um monitoramento por imagem para guiar os cateteres dentro do coração. Os cateteres identificam a localização exata da atividade elétrica irregular.

Quando chega ao coração, um ou mais cateteres são usados para localizar a fonte dos sinais elétricos anormais. Quando essa fonte é localizada, o cateter fornece ondas de energia que elimina as áreas irregulares.

A maior parte dos pacientes que recebe o tratamento de ablação por cateter tem redução significativa no número de episódios de arritmia e da severidade dos sintomas. Muitos conseguem retornar ao batimento normal do coração.

Clique aqui para conhecer mais sobre ablação por cateter, um tratamento seguro e eficiente para a sua arritmia.

Os cateteres NAVISTAR® THERMOCOOL ®, EZ STEER® THERMOCOOL ®NAV, THERMOCOOL ® SF NAV e THERMOCOOL SMARTTOUCH ® Biosense Webster e acessórios relacionados são aprovados pela ANVISA e indicados utilização em mapeamento eletrofisiológico cardíaco (estimulação e gravação) à base de cateter e, quando utilizado em conjunto com um gerador de radiofrequência, para ablação cardíaca. Os cateteres NAVISTAR® THERMOCOOL ®, EZ STEER® THERMOCOOL ®NAV, THERMOCOOL ® SF NAV e THERMOCOOL SMARTTOUCH ® Biosense Webster fornecem informações da localização quando utilizados com o Sistema Carto® EP. Registro Anvisa: NAVISTAR® THERMOCOOL ®(RA: 80145901269), EZ STEER® THERMOCOOL ®NAV (RA: 80145901249), THERMOCOOL ® SF NAV (RA: 80145901399) e THERMOCOOL SMARTTOUCH ® (RA: 80145901380); Sistema Carto® 3 (RA: 80145901192)

Consulte o seu médico para saber se ablação por cateter é a melhor forma de tratamento para você. Assim como qualquer tratamento médico, resultados individuais podem variar. Somente um cardiologista ou eletrofisiologista podem dizer se a ablação é a forma mais apropriada de tratamento para você. Todo e qualquer medicamento deve ser prescrito por um médico capacitado